Rota Real
Ermida da Serra
Segundo reza a lenda, quando o rei D. Dinis e a sua esposa – a Rainha Santa Isabel - viviam em Monte Real, por altura da plantação do Pinhal, aquele teria alguns amores secretos para os lados de Leiria, nomeadamente, em Amor, uma localidade próxima.Andando a Rainha desconfiada das saídas constantes do seu esposo, mandou que um seu criado seguisse o Rei e os seus pajens a fim de saber para onde ele ia. No caminho que o Rei utilizava entre Monte Real e Amor, havia uma Ermida e, um pouco mais adiante, um forno de cozer a cal.
O Rei, apercebendo-se de que vinha a ser seguido pelo criado da rainha, ao passar no forno da cal, deu ordens aos operários para agarrarem e meterem dentro do forno um cavaleiro que vinha um pouco atrás. Acontece que o criado da rainha, por ser muito religioso, entrou na Ermida e ali assistiu à missa que decorria nesse momento. Algum tempo depois, o Rei mandou um dos seus criados ao forno a perguntar se as ordens de El-Rei haviam sido cumpridas.
Os operários responderam que não, mas que seriam, de imediato, cumpridas e, sem mais, meteram o criado do Rei no forno, que assim foi queimado como sendo o criado da rainha, o que foi entendido como um milagre daquela e um sério aviso ao Senhor El-Rei Dom Dinis.
Ainda hoje, a este local, se chama a “Ermida” e, ao forno, se chama “Forno da Cal”.