Rota Real
Capela da Base Aérea
A Base Aérea n.º 5 foi mandada construir em 1948 pelo Ministro da Guerra, Tenente-Coronel Santos Costa, situada junto ao Campo de Aviação, no lugar de Serra do Porto de Urso. No dia da sua inauguração, foi benzida pelo Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, celebrando-se em seguida a primeira Missa. À cerimónia, assistiram vários ministros, todas as autoridades civis e militares de Leiria, outras entidades de destaque e muitos milhares de pessoas.
A atual capela serviu durante muitos anos a população da Serra do Porto d’Urso, na missa dominical e na realização de casamentos. Atualmente, o local de culto está reservado aos militares, familiares e civis que trabalham nesta unidade da Força Aérea.
Por três vezes na sua história, a capela, uma obra com traço de Korrodi Filho, recebeu a visita de um Papa: em maio de 1967, o Papa Paulo VI; em 1991, João Paulo II e em maio de 2017, o Papa Francisco orou na capela da Base de Monte Real, cuja padroeira é Nossa Senhora do Ar, antes de seguir para as celebrações do centenário das Aparições em Fátima. A passagem dos Papas na capela está assinalada à entrada, com três placas distintas e, no interior, com três genuflexórios, devidamente identificados.